segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Testemunho do fundador da EESA - Prado Flores

Segue o testemunho do Prado Flores, o Fundador da EESA, talvez alguns já tenham lido, mas foi apaixonante lê-lo!

Recomendo!

 

" Bíblia, como Maria, está grávida do Espírito Santo, com Ruach divino. Mas a Bíblia também expira o Espírito Santo, São Paulo diz que "aqueles que ouviram a Palavra da Verdade, a Boa Nova da salvação, foram selados com o Espírito Santo prometido" (Efésios 1: 13). Quem foi selado e tatuado pelo Espírito Santo? Aqueles que ouviram a Palavra de Deus."

 

Testemunho do fundador da EESA - Prado Flores


A Eucaristia se tornou a fonte e o ápice da minha vida cristã.
Sr. José H. Prado Flores

Minha vida era Light e sem calorias.

Minha vida cristã era monótona: católica por tradição, acostumado a mediocridade ou a rotina de obrigação de Missa e algumas devoções. Conhecia a fé, estudei filosofia, teologia e da Bíblia, mas só tinha tudo na minha mente: frio, e com zero calorias. Zero calorias. Trabalhava na vinha do Senhor, mas não conhecia o Viticultor, e, portanto, ao ensinar e transmitir apenas repetia o que eu tinha estudado, lido ou ouvido, mas não comunicava o poder da Palavra de Deus. Até ensinava a exegese, hermenêutica e línguas bíblicas em um Instituto Bíblico. A Bíblia que ensinava, me interessava, mas eu não a amava. Eu sabia de cór textos e citações, mas ela não havia tocado o meu coração.

Minha fé católica era Light: baixa em calorias. Ou melhor, com zero calorias. Era como um bife congelado, sim, tem as mesmas qualidades e proteínas do que um bife da Argentina, mas ninguém podia comer, era lógico, porque eu mesmo não conseguia digerir.

Quantas vezes queríamos que as pessoas comam nossos bifes congelados! Nossas conferências são tão fortes que até têm de escrever e ler para transmiti-las.

No meu o batismo eu havia recebido o Espírito Santo, e na minha confirmação o comando de proclamar Jesus, mas ao invés de demonstrar o poder dos ventos de furacão de Pentecostes, eu tinha, como muitos, um controle que moderava e gerenciava o espírito que inspirou as Escrituras. Havia transformado ventos fortes de Pentecostes no ar condicionado que eu podia conduzir conforme a minha necessidade.

Algumas pessoas acreditam que no Batismo receberamum controle e não um poder, nunca usei porque, talvez, como os discípulos em Éfeso ", nem sequer tinham experimentado o Espírito Santo" (cf. Atos 19: 2).

Até que um dia, bendito dia, o fogo do Espírito queimou meu coração com a Palavra de Deus. Então os outros, motivados pelo cheiro da carne grelhada, começaram a dizer: "Aqui tem festa, aqui tem festa".

Então eu decidi, me deixei ser seduzido e levado pelo vento forte, não sabendo de onde vem nem para onde vai (Jo 3, 8) 2

Exemplo: a província de Alberta, Canadá

Foi uma das províncias mais pobres do país. Muitas pessoas migraram para outras províncias para o trabalho e os jovens para estudar. Mas um dia, eles descobriram um manto de petróleo subterrâneo enorme em baixo de Alberta. Assim, a província tornou-se uma mina de ouro negro, e hoje é uma das mais ricas províncias do Canadá. Nadavam em um mar de petróleo, mas não sabiam. Eles tinham uma grande riqueza, mas viviam como pobres. Muitos católicos fazem o mesmo. A riqueza não está no subsolo, mas no coração, o Espírito Santo, mas não vivem como filhos que possuem o direito da herança.

Caminho de Emaús

Posso resumir minha vida como a estrada de Jerusalém para Emaús, depois de Jerusalém para Emaús. Caminhava até um pouco triste e desapontado, decepcionado, até mesmo com Deus, neste vale de lágrimas, acreditando que a dor e a tristeza fossem o que identificava a vida de um cristão. Minha religião era a religião da cruz, em vez de a religião do poder da cruz. Eu conhecia as Escrituras, que estudei e foi professor de Bíblia e línguas bíblicas, mas não reconhecia Jesus, não tinha tido um encontro pessoal com o Ressuscitado. Claro que eu sabia muito bem falar de Jesus como os discípulos de Emaús, que até deram uma palestra sobre Cristologia a Jesus ressuscitado, mas quando eles tinham que se referir à ressurreição, apenas repetiam o que as mulheres disseram e o que os anjos tinham dito. Eles foram testemunhas da morte e ressurreição ao invés de repórteres. Eu também testemunhei a morte de Jesus, mas era um mero repórter da sua ressurreição: um repórter simples que repete o que os correspondentes (teólogos, estudiosos da Bíblia e catequistas) tinham me informado, porque eu não experimentara o poder da Ressurreição de Jesus Cristo.

Assim como Jesus fez os seus corações queimarem com as Escrituras, assim também na minha vida, Jesus, com o poder do seu Espírito, revelou segredos da Escritura, e a Escritura me colocou no mistério de Jesus. Ele desceu ao meu coração o que eu tinha apenas em minha mente.

Quando o coração queima com o fogo da Palavra de Deus, quando você foi seduzido por Jesus e pela Palavra de Deus, você não pode parar de falar sobre o que você viu e ouviu, então passei de mestre a testemunha, através do Espírito Santo que transformou o meu coração de pedra em um coração de carne.

Graças a Palavra, mas a Palavra de fogo, que abriu meus olhos, como dos discípulos de Emaús, eu vi o partir do pão e a Eucaristia tornou-se fonte e ápice da minha vida cristã, minha fé e meu ministério . Mas a Eucaristia com as suas duas dimensões: Liturgia da Palavra, onde o próprio Jesus explica as Escrituras e as Escrituras explicam Jesus e da liturgia Eucarística, onde partilhamos o pão vivo que é o corpo e o sangue de Jesus. Assim como os discípulos de Emaús, que tinham um véu sobre seus olhos que os impediu de reconhecer Jesus, eu também precisava de uma grande cirurgia de catarata para curar os meus olhos e reconhecer Jesus como o único Salvador e Senhor. Imediatamente depois, parti para testemunhar que o Senhor ressuscitou verdadeiramente! Não era mais um repórter, era testemunha.

Conversão: de professor para testemunha.

Minha conversão eu posso resumir em duas fases e duas frases: primeiro de justo a filho, eu não fiz pecados ultrajante e minha vida era governada pela moralidade cristã, então eu pensei que nenhuma conversão era necessária. No entanto, nenhuma conversão é mais profunda que de um justo, para filho. O mais difícil não é de pecador para justo, mas de um fariseu para filho e herdeiro ... e se Deus fez isso em mim, você pode se converter também.

Em segundo lugar, a minha conversão foi de um professor para testemunha, de professor de Bíblia a testemunha que foi queimado pelo fogo das Escrituras. Eu não era mais mestre de Bíblia, mas sim voz da Palavra da salvação. A voz simples. Eu não me limitava passar o que tinha lido ou estudado. Agora, eu não conseguia parar de falar sobre o que havia visto e ouvido.

Frutos

Com este novo combustível e com um coração incendiado pelo fogo da Palavra, e deixando o controle nos ventos de Pentecostes, começou em 1980 uma Escola de Evangelização, chamado de "Santo André", que forma novos evangelizadores para a Nova Evangelização. É chamada de "Santo André", porque procura a Pedro, para apresentar a Jesus e servir, pregar e amar a Jesus mais e melhor do que nós mesmos. Encontramos muitos, muitos Pedros no mundo inteiro.

Hoje existem mais de 2000 escolas em 61 países Evangelização a compartilhar o mesmo programa de formação. Aqui em Quebec têm se desenvolvido maravilhosamente, porque meu irmão no batismo, o arcebispo, o cardeal Ouellet é um amante da Palavra de Deus e o o papa o nomeou relator do próximo Sínodo sobre a Palavra. Assim ele abriu a porta que estávamos procurando.

Nosso objetivo não é formar teólogos e catequistas, mas sim evangelizadores apaixonados por Jesus-Palavra, que não conseguem parar de falar sobre o que viram e ouviram. O carisma de nossas escolas é a metodologia, um método simples mas eficaz de aprender, ensinar e ensinar a ensinar.

Meu sonho: uma Escola de Evangelização em cada paróquia da Igreja Católica. Pois a paróquia não é apenmas um lugar de adoração, mas também uma fonte da Palavra de Deus, que é viva e eficaz, espírito e vida – Pneuma kai Zoé (Heb 4: João 6, 63, 12)

Costa Rica: o segredo de Paulo.

O curso foi o segredo do sucesso pastoral de São Paulo, em São José, Costa Rica. No final, o coordenador perguntou-me: "Eu descobri o segredo do São Paulo, mas qual é o segredo de Pepe Prado" O meu segredo, eu respondi de imediato, é a Palavra de Deus, que não é mais fria como antes era em minha cabeça, mas é como um fogo que arde nos meus ossos, eu não posso sequer querer controlar, mas eu sou impulsionado por fortes ventos de Pentecostes. A Palavra me seduziu e eu me deixei seduzir. A palavra, além de estar na minha mente, está no meu coração. Palavra que é fogo e incendeia, porque só os que são motivados motivam, e apenas as testemunhas testemunham com poder.

O Espírito Santo inspirou as Escrituras e as Escrituras expiram o Espírito Santo.
O Espírito Santo falou através dos profetas, inspirou a Sagrada Escritura. A Bíblia está repleta, não só pelo Espírito. A Bíblia, como Maria, está grávida do Espírito Santo, com Ruach divino. Mas a Bíblia também expira o Espírito Santo, São Paulo diz que "aqueles que ouviram a Palavra da Verdade, a Boa Nova da salvação, foram selados com o Espírito Santo prometido" (Efésios 1: 13). Quem foi selado e tatuado pelo Espírito Santo? Aqueles que ouviram a Palavra de Deus.

Quando a Palavra é proclamada, a Palavra de Deus, que é o poder de Deus para a salvação (Rom 1, 16), quebra o vento uivando na comunidade, como aconteceu na casa de Cornélio, em Cesaréia, quando Pedro pregou, e antes do final do seu discurso, de repente, o Espírito caiu sobre aqueles que ouviram a Palavra (Atos 10, 44). Quantas vezes já caiu o Espírito Santo, enquanto a pregação ou o ensino?

Para citar um bom amigo, o colombiano Alfonso Jaramillo Uribe Bispo perguntando: Por que Pedro fez um discurso para 3.000 e os converteu e nós com 3.000 discursos não converteemos a ninguém? Eu, antes, com meu controle direcionava o Espírito. Eu queria controlá-lo. Mas graças a Deus, seduzido pela Palavra, eu parei de tentar controlar o Espírito e deixei encher o balão ao sopro do Ruach de Deus para onde ele quisesse, mas eu não sabia de onde veio ou para onde foi.

Cada um de vocês tem um balão que simboliza a Palavra de Deus. Encham-no para dizer que a Palavra de Deus é inspirada pelo Espírito de Deus cheios do Ruach. Encham-no, não esqueçam que a Palavra está grávida do Espírito Santo, como Maria, a mãe do Verbo feito carne. Agora, eles têm uma opção que todo mundo vai tomar: ou pare, para simbolizar que querem controlá-lo, usará só para as férias, como um ornamento ou um vitral na sua paróquia. Ou deixar ir, para ondefor, quando e como quiser.Tú decidirás. A pior coisa seria a de simplesmente colocá-lo na prateleira. Você decide: amarrá-la ou soltá-la ...


 


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário